Adam Mosseri, diretor do Instagram, publicou um vídeo em seu perfil oficial no Twitter nesta terça-feira (26) em que esclarece as mudanças na plataforma. De acordo com Mosseri, as pessoas não compreenderam os planos da plataforma e que há muito trabalho a ser realizado.
“Eu queria abordar algumas coisas em que estamos trabalhando para tornar o Instagram uma experiência melhor”, explicou ele. Adam disse que a rede social está fazendo muitos testes, e que, motivado pelas preocupações dos usuários, resolveu trazer algumas explicações a respeito das mudanças na plataforma.
O primeiro ponto abordado pelo executivo foi o feed full screen (navegação em tela cheia). Tal função extingue as publicações quadradas e retangulares do Instagram para adotar um modelo que ocupa a interface inteira. Nesse sentido, essa proposta visa favorecer os vídeos na vertical criados para o Reels.
“Tudo que você já viu ou escutou ainda é um teste. […] Mas ainda não está bom e nós precisamos encontrar um bom caminho se quisermos levar isso para o resto do Instagram”, ressaltou Adam Mosseri.
Fotos Continuarão a Existir nessas Mudanças na Plataforma
Em segundo lugar, Adam explicou a permanência das fotos no aplicativo. Ele argumentou que o Instagram continuará a suportar fotos, uma vez que tal recurso é parte da herança do aplicativo e que todos amam as imagens estáticas.
“Eu preciso ser honesto: eu acredito que o Instagram terá mais e mais vídeos com o passar do tempo. […] As pessoas tem compartilhado mais e mais vídeos, mesmo quando ainda não havíamos mudado nada. Então, nós precisamos nos adaptar a essa mudança e continuar a oferecer o suporte a fotos”, esclareceu.
O executivo não abordou sobre a queda no engajamento deste tipo de imagem estática. Apesar do Instagram dizer que nada mudou, pesquisas mostram que as publicações estáticas do feed passaram a ser entregues para menos pessoas. Nesse contexto, o engajamento com Stories e, atualmente, com Reels tem diminuído o interesse pelas imagens estáticas.
Recomendações de Conteúdo
Por fim, Adam comentou que uma das mudanças na plataforma discorre sobre as recomendações algorítmicas que passarão a mostrar publicações de pessoas, marcas e empresas não seguidas pelo usuário. Esta funcionalidade já existia na guia de pesquisa, mas também deve ser ampliada para o feed.
O executivo argumentou que a ideia é ajudar as pessoas a descobrirem “coisas novas e interessantes” que sequer sabiam existir. “Se você ver algo no seu feed desinteressante, significa que estamos fazendo um trabalho ruim de ranqueamento e precisamos melhorar”, pontuou.
Além disso, será possível usar o ícone de “X” para ocultar conteúdo indesejado ou configurar a opção para excluir todas as recomendações do algoritmo. Por outro lado, é possível utilizar como solução para deixar de ver anúncios a personalização do feed deixando-o exclusivo para seguidores, assim somente as atualizações dos seus amigos vão aparecer na tela. “Mas nós vamos continuar a tentar melhorar as recomendações porque acreditamos ser esta a forma mais importante e efetiva de ajudar os criadores a alcançar mais pessoas”, concluiu.
Você está pensando em trocar de Celular, mas não sabe qual o modelo ideal para as suas necessidades? Logo Logo teremos um Quiz que ao respondê-lo você descobrirá um smartphone perfeito para o seu dia-a-dia. Fique ligado nas novidades do Seu Smartphone.