Comportamento Inclusivo na Luta Contra a Homofobia

ADEVERTISING

No início dos anos 2000, as redes sociais surgiram como espaços de socialização que impactaram substancialmente a forma como nos comunicamos e relacionamos. Antes analógicas, as relações pessoais estavam condicionadas ao tempo e ao espaço. Mas, agora, as novas relações acabaram com essas limitações. Contudo, as redes sociais permitem que a todo tempo e em qualquer lugar sejamos capazes de nos relacionar com qualquer pessoa que esteja conectada na rede. Além disso, agora é possível nos relacionarmos com milhares de pessoas a todo momento. Dito isso, as relações e comunicações que eram antes privadas. Atualmente estão cada vez mais públicas, fazendo com que tenhamos comportamento inclusivo mesmo em redes sociais.

As redes sociais evoluíram. Do ICQ, Orkut e MSN passamos para o Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok, Telegram, Whatsapp, Youtube e diversos espaços de socialização. Esses novos espaços permitiram que rapidamente os comportamentos, identidades, reflexões e personalidades viralizem e tornem os indivíduos influenciadores. Portanto, a partir desse prisma, observamos que a distinção do público e do privado se perdeu uma vez que o campo das ideias se choca a todo momento. 

É importante dizer, nesse contexto que muitos usuários, por motivações políticas, econômicas, religiosas e pessoais, acabam se excedendo. Ao que foi dito, compartilhando comentários e conteúdos que têm machucado muita gente. Portanto, nesse mês que marca o orgulho LGBTQIA+, grupo que sofre constantes ataques nas redes sociais. Gostaríamos de listar 5 comportamentos inclusivos para você praticar nas suas redes.

Primeiro Comportamento Inclusivo: Utilize Sempre Palavras Positivas.

Antes de mais nada, muitos usuários esquecem que as redes sociais são espaços públicos. Portanto, ao expor um pensamento, diversas pessoas podem ler. Se nossas palavras podem impactar diversas pessoas, importante dizer que é de bom tom que utilizemos sempre palavras positivas. Por fim, palavras positivas geram esperança, cordialidade e inspiração nas pessoas. Imagine como seria seu mundo se todos ao seu redor só dissessem coisas positivas? Certamente estaríamos mais felizes. 

Segundo Comportamento: Ofereça Apoio no Lugar de Críticas. 

É muito comum a visualização desses comentários críticos nos diversos conteúdos diariamente. Por exemplo, em vídeos, fotos, reflexões, posts, etc. Sempre há alguém “avaliando criticamente” o conteúdo produzido pelo outro. Portanto, é importante reconhecermos que o autor daquele conteúdo teve coragem para se expor. Muitas vezes, um vídeo, foto, texto, música ou qualquer outra forma de expressão foi elaborada durante dias pelo seu autor. Para nós que consumimos esses produtos, é realmente importante postar um comentário crítico? Não podemos simplesmente parabenizar ou até ficarmos calados? Para quem escreve pode ser só um comentário, mas para quem lê pode ser bastante doloroso. 

Terceiro Comportamento Inclusivo: Se Não Gostar de Algum Conteúdo, Não Visualize.

As redes sociais são espaços de diferentes pessoas e ideias. Dito isso, é muito comum encontrarmos pessoas que pensam de maneiras bastante diferentes das nossas. Seja por motivações religiosas, experiências pessoais ou perspectivas acadêmicas, variados tipos de manifestações são observados nos diversos conteúdos criados a todo instante. Por isso, muitas vezes não concordamos com aquela ideia ou não gostamos daquele conteúdo. Nesses casos, interrompa o vídeo, mude de página e não visualize. Por que consumir algo que não faz sentido para você? Ao não darmos audiência para esse tipo de conteúdo, temos mais tempo para valorizar aquilo que curtimos. O importante é reconhecermos o direito do outro se manifestar, ainda que discordemos.

Quarto Comportamento: Aproveite suas Redes de Contatos para Promover Pautas que Agreguem União.

Infelizmente, as redes sociais estão lotadas de pessoas e robôs que compartilham ideias e notícias falsas que promovem a revolta e a divisão. Discursos de ódio são cada vez mais comuns e as pessoas estão mais intolerantes umas com as outras. Imagine se ocorresse o oposto? Se ao invés de notícias falsas e negativas a internet estivesse cheia de exemplos inspiradores e notícias positivas? Certamente navegar pelas redes sociais seria mais agradável. Por isso, compartilhe e promova pautas e ideias positivas e que agreguem união.

Quinto Comportamento Inclusivo: Se Coloque no Lugar do Outro.

Uma das possíveis definições para empatia é “nossa capacidade de nos colocarmos no lugar do outro”. A partir dessa definição, podemos entender que se tivermos empatia saberemos filtrar o que podemos e não podemos dizer e fazer em nossas redes sociais. Por isso, antes de postar algo, se coloque no lugar do outro. Certamente você não gostaria de ler comentários negativos sobre você.

Você está pensando em trocar de Celular, mas não sabe qual o modelo ideal para as suas necessidades? Logo Logo teremos um Quiz que ao respondê-lo você descobrirá um smartphone perfeito para o seu dia-a-dia. Fique ligado nas novidades do Seu Smartphone.

ADEVERTISING

Você também pode gostar: