Com Preços Menores de Ligações para Operadoras Distintas, o Consumidor Percebeu que Poderia ter Somente um Chip.
Lembra quando ter um telefone com tecnologia Dual SIM era um diferencial para muitos brasileiros? Porque parece que isso está se tornando uma raridade no país. Á primeira vista, era comum usar dois ou mais cartões SIM para economizar dinheiro ao ligar para pessoas de diferentes operadoras. Sobretudo, o número de pessoas que preferem usar apenas um cartão SIM está aumentando, ao invés de usarem o Dual SIM.
Segundo a Anatel, contudo, o motivo dessa mudança drástica é a redução do custo das chamadas entre diferentes operadoras. Devido à redução dos valores utilizados pelas empresas de telefonia móvel, o consumidor não vê mais o valor em carregar muitos chips em seu dispositivo, optando em vez de usar apenas um.
Dual SIM – Consumir X Economizar
Segundo Rafael Zanatta, pesquisador de telecomunicações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor “Reduziu o fenômeno ‘consumidor com todos os chips'”. A principal razão para ter todas as fichas dos operadores foi economizar dinheiro. Com preços mais baixos para diferentes tipos de conexões, o consumidor percebeu que poderia se ló com apenas um chip. Como resultado, reduzimos o número de linhas porque muitos planos pré-pagos estão sendo desativados”.
De acordo com os números, a variação ano a ano é bastante perceptível. De agosto de 2015 a agosto deste ano, houve uma redução de 26,3 milhões de linhas de celulares – uma queda de 9,62% em relação às atuais 247,5 milhões de linhas ativas. Contudo, apenas de setembro a outubro, um total de 3,5 milhões deles ficaram perdidos.
Do mesmo modo, vale a pena notar que as fichas pré-pagas foram as que têm o maior número de desconexões. Se representavam 73,5% de todo o mercado de linhas de telefonia celular em 2015, agora representam apenas 68,75% do mercado brasileiro em outubro de 2016. A crise econômica do país, é claro, pode ser culpada pela redução do número de linhas celulares no país.
Melhores Opções e Impostos – Também podem Ajudar na Diminuição
Em suma, Outro fator que contribuiu para esse declínio que não deve ser surpresa para ninguém é o surgimento de aplicativos de mensagens – o que, por sua vez, fez com que as pessoas escolhessem uma única linha com um bom conjunto de dados. “As pessoas escrevem mais do que falam.” Aplicativos como WhatsApp e Telegram são preferidos porque são práticos e permitem uma comunicação mais fluida, segundo Zanatta.
Finalmente, e talvez o mais importante, o aumento dos impostos sobre telecomunicações em alguns estados do país fez com que muitas pessoas abandonem várias linhas para evitar custos mais altos.
“À medida que você aumenta o imposto de voz, você verá um aumento no número de pessoas que usam serviços baseados em texto que não cobram nenhum imposto.” “É o que os estados estão fazendo uma contravenção?”, indagou Eduardo Levy, diretor-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal.
Você está pensando em trocar de Celular, mas não sabe qual o modelo ideal para as suas necessidades? Logo Logo teremos um Quiz que ao respondê-lo você descobrirá um smartphone perfeito para o seu dia-a-dia. Fique ligado nas novidades do Seu Smartphone.