“Baratinho” da Apple
O iPhone SE 2020 manteve o nome da primeira versão lançada em 2016. Obviamente, esse smartphone é uma grande aposta em hardware de ponta e visual clássico para cortar custos. Baseado no design iPhone 8, mas com câmera e performance aprimorados. Também possuindo o processador A13 Bionic que equipa os novos iPhone 11. Confira abaixo a análise completa realizada pelo nosso blog.
Tela do iPhone SE 2020
Sua tela de 4,7 polegadas tem resolução HD+ e painel Retina IPS LCD. No papel parece ser o mesmo display que a Apple usou no iPhone 8, mas na verdade temos uma tela melhor com um brilho mais forte. O contraste também foi aprimorado para exibir mais cores e isso casa bem com o HDR e Dolby Vision para entregar ótima qualidade de imagem.
O iPhone SE tem os mesmos recursos de tela que o iPhone 11, como o TrueTone que ajusta a calibração de cores de acordo com a iluminação no ambiente ou Night Shift, que reduz a emissão de luz azul para evitar fadiga visual ao usar o celular à noite. No geral, a tela do iPhone exibe ótimas cores com calibração muito próxima do ideal.
Design
Como dito antes, o design é idêntico ao do iPhone 8 lançado em 2017. Na parte frontal temos bordas bastante largas e o Touch ID que desapareceu nos recentes iPhones. A única diferença é que a cor da moldura ao redor da tela mudou de branca para preta. O iPhone SE tem três opções de cores: vermelha, preta e branca. A traseira também está como antes e isso inclui apenas uma câmera.
O iPhone SE 2020 traz corpo de metal com traseira em vidro, proteção contra água graças à certificação IP67, e até carregamento sem fio. E mesmo sendo o iPhone mais barato lançado nos últimos anos, o SE não deixa de lado tecnologias presentes nos smartphones atuais como Wi-Fi de sexta geração, Bluetooth 5.0 e todos os sensores que você precisa para uma experiência completa. Ele também vem com os mesmos acessórios do iPhone 11 (carregador completo, fones de ouvido, etc.).
Câmera do iPhone SE 2020
O iPhone SE trabalha com uma câmera traseira simples de 12 MP e tem um belo sistema de processamento de imagem. Por isso, as fotos saem melhores do que as tiradas pelo irmão mais antigo. Apesar de ter uma única lente, o iPhone SE consegue produzir imagens com efeitos de desfoque do fundo tranquilamente.
A câmera frontal tem 7 MP e também tem um ótimo sistema de processamento de imagens e recursos de câmera. O resultado prático das selfies é bem legal também, dando acesso ao modo retrato e aos efeitos de luz (como luz de estúdio, de contorno, preto e branco).
Desempenho e Bateria
O iPhone SE 2020 é um híbrido para quem busca performance, longevidade e um tamanho compacto. Ele é de segunda geração como um iPhone 8 por fora, mas com hardware de iPhone 11 por dentro. O processador do iPhone SE 2020 é o Apple A13 Bionic. Trata-se de um chip fabricado com litografia de 7 nanômetros. Ele tem seis núcleos, com dois núcleos de alta performance operando em 2,65 GHz e quatro núcleos de alta eficiência rodando a 1,8 GHz.
O seu problema, no entanto, é a bateria. Enquanto intermediários com Android oferecem até mesmo 5.000 mAh, o iPhone SE vem com apenas 1.821 mAh. Outra informação bastante relevante é o tempo de recarga. Ele vem com o mesmo carregador do iPhone XR e 11 com apenas 5W de potência. Mas como a bateria é pequena, ele passa menos tempo na tomada, porém ainda demora mais de 2 horas e meia para carregar por completo (100%).