Leia esse artigo e conheça a história do primeiro telefone do mundo!
Hoje é impossível imaginar a vida sem eles. No trabalho ou para o lazer, os telefones são instrumentos essenciais no nosso dia-a-dia. Entretanto, eles nem sempre existiram. Você conhece a história do primeiro telefone do mundo? Nosso blog vai contar tudo para vocês.
Bell: O Inventor do Primeiro Telefone do Mundo
Alexander Graham Bell é o nome por trás do primeiro telefone do mundo. Ele nasceu em Edimburgo, na Escócia, em 3 de março de 1847. Seu pai e avô eram professores de elocução e seu avô, Alexander Bell, era conhecido por seu trabalho no desenvolvimento de sistemas de fala para deficientes auditivos.
Bell desenvolveu um interesse pela comunicação desde cedo e começou a estudar o som e a acústica em seus primeiros anos. Aos 20 anos, ele emigrou para o Canadá com sua família e começou a trabalhar como professor de surdos. Seu trabalho o levou a estudar ainda mais a natureza do som e da fala e, eventualmente, a inventar o telefone.
Em 1875, Bell desenvolveu um dispositivo que usava um diafragma para transformar ondas sonoras em correntes elétricas e, em seguida, reverter o processo para transformar as correntes elétricas em som novamente. Ele chamou o dispositivo de “telegrafia harmônica” e apresentou a ideia para sua patente em 1876.
Além do telefone, Bell também fez outras contribuições importantes para a tecnologia e a ciência. Ele desenvolveu um dispositivo para detectar metais em corpos humanos, que mais tarde foi usado como base para a invenção do detector de metais. Ele também trabalhou em tecnologia de aviação e em comunicação com animais, entre outras coisas.
Alexander Graham Bell morreu em 2 de agosto de 1922, aos 75 anos. Sua invenção do telefone mudou o mundo e abriu caminho para a era da comunicação moderna. Hoje, Bell é lembrado como um dos maiores inventores e cientistas da história.
Primeiras Inovações Telefônicas
Embora Bell tenha sido o primeiro a patentear o telefone, outras pessoas também estavam trabalhando em tecnologia semelhante na época. Em particular, Elisha Gray, um inventor americano, havia desenvolvido um dispositivo semelhante ao mesmo tempo que Bell. No entanto, Bell foi capaz de registrar sua patente primeiro, dando-lhe o crédito pela invenção do telefone.
O primeiro telefone de Bell era um dispositivo bastante rudimentar, com um transmissor e um receptor separados conectados por um fio. No entanto, ele foi capaz de transmitir sons claramente por longas distâncias, o que foi um grande avanço na época. Bell continuou a trabalhar no desenvolvimento do telefone ao longo de sua vida, e sua invenção acabou se tornando uma das mais importantes e transformadoras da história.
Dom Pedro II e o Primeiro Telefone do Mundo
No mesmo ano em que Bell conseguiu realizar a primeira transmissão elétrica de voz, os Estados Unidos organizou a “Exposição Centenária” em homenagem aos cem anos da independência americana.
Nesse evento, grandes inventores exibiram suas inovações. Entre eles, Graham Bell estava expondo seu invento pela primeira vez ao público. Nesse ínterim, Dom Pedro II foi o jurado do evento convidado por Bell a conversar em público no telefone pela primeira vez.
A princípio, Bell estava a uma distância de 150 metros de Dom Pedro II quando esse atendeu o telefone. Em seguida, o inventor teria dito a famosa frase da obra Hamlet “Ser ou não ser” e o imperador brasileiro teria respondido “Meu Deus, isto fala”. Posteriormente, o inventor do telefone construiria sua própria companhia e se tornaria um dos grandes empresários da época.